quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Uma poesia escrita com prego

Por Luiz Felipe Garcez

Mais do que resgatar a história das nossas ruas, o projeto "Minha rua tem história" tem feito sérias transformações nos jovens que participam. Além do aumento da auto-estima e da valorização do bairro deles, o projeto é um estímulo ao trabalho em equipe.

Mais do que contar histórias, tem sido proposto aos jovens que as contem de outras formas: música, teatro, poesia e desenho por exemplo. E assim a cidade descobre não apenas a si mesma, mas os seus talentos.

Em Prados Verdes, Carlos, Edna e Fernanda transformaram a história de Edna Gonçalves dos Santos num poema cujas imagens concretas fizeram com que Marcus Vinicius Faustini, secretário municipal de Cultura e Turismo e mentor do "Minha rua tem história", pensasse na aridez de João Cabral de Mello Neto. O nome do poema é “Edna e o Prego”.

“O pedreiro, sozinho a trabalhar

Pedia para Edna ajudar

Ela, prestativa, sempre o ajudava

Enquanto ás vezes ele descansava

Sua ajuda é sempre bem-vinda

Enquanto a obra não se finda

Porém, um dia ela se distraiu

E sua casa quase destruiu

O pedreiro Durval se assustou

Com o curto-circuito que ela causou

A minha rua tem história

E esta fica na memória

Esta história ocorreu em novembro

Mas o dia, esse eu não lembro

Essa história não acabou

Mas minha criatividade SIM.”


Um comentário:

Jota disse...

genteeee meu primo q criou essa poesia ai :)

aff, é legal comentar, mas oq quebra são essas letrinhas pra copiar... as do google sao as unicas q tem q se matar pra entender... e as do rapidsahare >.<